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  • EXPERT ENSINA QUANDO É HORA DE PARAR DE MALHAR E O QUE FAZER PARA VOLTAR À ATIVA 29 de Abril de 2016 Dicas de Saúde
    Sabe aquela preguiça que todo mundo sente antes de ir para a academia? Em geral, é só uma mistura de cansaço com falta de ânimo para malhar, mas ela pode ser, também, um sintoma de que o corpo precisa de repouso. Na busca por músculos definidos em tempos de musas fitness, segundo especialistas em saúde, é necessário estabelecer limites próprios para não provocar mais danos do que benefícios.

    "É importante ouvir os sinais que o organismo manda", disse Michelle Kluz, diretora executiva de uma empresa americana especializada em produzir videoaulas de fitness, ao site Byrdie. Segundo ela, ter um dia de folga ajuda a renovar a mente e corpo, além de maximizar futuras séries de musculação ou outros exercícios.

    Se estiver lesionada, no entanto, a pausa, de acordo com a especialista, não é opcional. Ela recomenda parar para fazer compressa, colocar gelo nos músculos, descansar e consultar um médico caso haja suspeita de danos sérios. Sua sugestão é esperar que a dor passe completamente antes de retornar à academia.

    A boa notícia é que, ao contrário do que muitos imaginam, o corpo possui memória muscular, ou seja, os resultados conquistados até então não são perdidos por completo caso você decida ficar em casa para descansar. "Você perde massa muscular mais rapidamente do que ganha, mas, geralmente, são necessários 14 dias de inatividade para perder massa", disse Kluz.

    QUANDO VOLTAR A MALHAR?
    O desânimo para malhar também pode ser resultado de uma rotina que não se adapta ao seu ritmo de vida, portanto, vale reajustar os horários da academia ou das aulas de fitness, se necessário. Se não der certo, busque outra atividade para ter mais motivação.

    Mas antes de voltar à ativa, aceite que, provavelmente, você não será capaz de fazer os mesmos exercícios com a mesma intensidade de antes. "Comece lentamente com algo mais fácil em alguns dias da semana. Malhe de duas a duas horas e meia no mínimo por semana".




    Fonte: revistamarieclaire.globo.com/Foto: Thinkstock
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